Inscreva-se

SOBRE O CURSO

A animação tem sido o setor com maior desenvolvimento, tanto tecnológico como comercial, ganhando destaque em vários meios e até mesmo com aplicações para internet e celulares. Na história da animação brasileira, foram realizados 34 longas-metragens exclusivamente em animação. Deste total, 23 filmes, ou seja, 65% da produção nacional foram realizados em São Paulo - isso sem considerar a produção de filmes publicitários, onde os maiores e mais tradicionais estúdios estão situados. Essa tendência se repete também com o curta-metragem, mas em proporção um pouco menor. A produção de séries para TV se concentra no eixo Rio - São Paulo, dividida de forma mais equilibrada. Com o aumento do número de canais pagos em alta definição e a cota de produção nacional, observou-se a necessidade de lançar novos títulos e produtos. Atualmente, temos cerca de 30 séries de animação sendo produzidas e algumas já exibidas em canais.

A indústria de games que começa a se desenvolver também abre um espaço importante no mercado de trabalho ao requerer profissionais especializados que favoreçam a criação e o desenvolvimento de uma indústria nacional.

Este curso, bacharelado em Cinema e Animação, destina-se a todos que desejam atuar nessas áreas do entretenimento.

Com nota 4 na avaliação do MEC, o curso possui duração de oito semestres (4 anos) e integra disciplinas de formação humanística com disciplinas específicas de animação, que atendem às necessidades apresentadas pelo mercado para o exercício das principais funções, tais como: argumento, roteiro, criação de personagens, desenho conceitual, direção de arte, criação e gravação de vozes especiais, cenografia e ambientação, direção de animação 2D, 3D e stop motion, fotografia, intercalação, clean-up, colorização, edição, design de games, produção executiva, legislação, distribuição e exibição. Além disso, possui disciplinas essenciais à formação artística e cultural, como: desenho básico e aplicado, fundamentos da animação, história da arte, análise da imagem e fenomenologia do movimento.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

Além de ser o primeiro bacharelado em animação do Estado de São Paulo - onde se concentra mais da metade da produção nacional de animação, - nosso aluno irá estudar com professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games. O curso conta com laboratórios especializados e disponíveis tanto para aulas como para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais, e têm à disposição uma biblioteca atualizada e uma filmoteca, com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes. 

A FAAP reconhece a importância da network entre os profissionais do mercado brasileiro, internacional e nossos alunos, e por isso já promoveu encontros e workshops com os mais reconhecidos animadores, como: Carlos Saldanha, Bruno Bozzetto, Roberto Frattini, Serge Avedikian, Tarik Saleh, entre outros, mantendo sempre um canal aberto com o mercado para estimular a colocação de nossos talentos em projetos profissionais.

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
PARA ENRIQUECER
SUA GRADUAÇÃO!

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA ENRIQUECER SUA GRADUAÇÃO!

Quer incrementar sua graduação acrescentando matérias dos 19 cursos da FAAP, conforme suas preferências?

Ao se formar, você até já pode estar muito próximo de um 2º diploma. Ideal para quem quer escolher seu próprio caminho e se transformar em um profissional diferenciado, com destaque no mercado.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

QUE TAL CONVIVER
COM DIFERENTES CULTURAS?

QUE TAL CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS

Você pode cursar um período da sua graduação fora do país, em uma das universidades parceiras. É possível, inclusive, terminar seu curso com dois diplomas, o da FAAP e o da universidade estrangeira. Para completar a formação internacional, a FAAP conta com o Instituto Confúcio Para Negócios, que promove cursos de chinês, negócios e imersão na cultura do país.

=300 convênios\ 50 países, 5 continentes
250 alunos 40 nacionalidades no campus por ano

CURSOS DE
FÉRIAS

DUPLA
TITULAÇÃO

PROGRAMAS DE
INTERCÂMBIO

INSTITUTO CONFÚCIO
PARA NEGÓCIOS FAAP

PASSAPORTE
GLOBAL

CURSOS DE
IDIOMAS

CARREIRAS E
EMPREENDEDORISMO

CARREIRAS E  
EMPREENDEDORISMO

Trabalhar em uma empresa bacana, já consolidada, ou montar seu próprio negócio? Seja qual for o seu caminho, a FAAP o ajuda a chegar lá.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

ALUNOS FAAP EM ATIVIDADES PRÁTICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS


ESTRUTURA CURRICULAR

Ingressantes a partir de 2016/1

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

Prof. Eliseu de Souza Lopes Filho - Coordenador do Curso de Animação

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela FAAP (1982) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP(2006). Atualmente, é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (previsão de término em 2016) e atua como diretor, montador e produtor no mercado de animação e cinema.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de animação pode atuar em quase todas as áreas do entretenimento, desempenhando as seguintes funções:

1) Direção, produção e roteiro de: curtas, longas-metragens, comerciais de TV, videogames, institucionais, educativos, aberturas de novelas e programas, séries de TV em animação 2D, 3D, stopmotion.
2) Diretamente relacionadas à animação: diretor de animação, animador, intercalador, clean-up, arte-finalista, colorista - para animação em 2D, 3D, stopmotion e games.
3) Com abrangência em outras áreas: direção de arte, desenho conceitual, layout, ilustração, storyboard, composição visual para cinema, televisão, game e publicidade.
4) Efeitos visuais e especiais para cinema e televisão.
5) Podem trabalhar em produtoras de cinema, emissoras de televisão, estúdios de games, agências de propaganda, provedores de internet ou outras empresas ligadas ao entretenimento ou à comunicação visual

INTERNACIONALIZAÇÃO

A Faculdade de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br