ARTES VISUAIS

Bacharelado

Senso crítico, prática e convívio num ambiente cultural rico e diversificado.

SOBRE O CURSO

Referência no mercado, é um dos mais tradicionais do País, existindo desde a década de 1960. Com uma estrutura curricular composta por diferentes referenciais de linguagens e técnicas, dos mais tradicionais até os mais recentes, e uma sólida base teórica, crítica e humana para enfrentar a complexidade da área artística, o curso amplia o processo de formação para espaços e atuações extramuros. Em permanente renovação e transformação, acompanha as mudanças do mundo. Além dos conhecimentos básicos e específicos nas diversas áreas, privilegia a experimentação nos laboratórios, oficinas, estúdios e o desenvolvimento de projetos em um ambiente de permanente pesquisa e pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas.


Curso bem
avaliado pelo MEC

Curso ganha nota máxima no MEC
Os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais receberam nota 5 na avaliação do MEC, configurando-os como excelentes.

FALA, FAAP!

Confira o episódio sobre o curso de Artes Visuais

ARTES VISUAIS NA FAAP

Com a palavra, o coordenador.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Melhores Universidades 2018
  • Corpo docente de prestígio e com atuação na produção artística.
  • Única instituição de ensino no Brasil que mantém um programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, para a permanência por seis meses de aluno, ex-aluno ou professor no estúdio mantido na capital francesa. Dispõe ainda da Residência Artística FAAP em São Paulo, que recebe artistas do Brasil e de fora.
  • Anual de Arte FAAP: exposição com trabalhos de alunos e artistas que integram o programa de Residência Artística FAAP, gerando uma rica troca de conhecimento e visibilidade para os estudantes no circuito das artes.
  • Convivência e prática no Museu de Arte Brasileira - MAB FAAP.
  • A revista Flash Art, uma das mais respeitadas publicações internacionais de arte contemporânea, cultura e comportamento, elegeu o curso de Artes Visuais da FAAP como um dos 12 mais importantes do mundo e o único da América Latina.
  • Parcerias com a Bienal de São Paulo, Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil e a Fundação Calouste Gulbenkian, com sede em Portugal.
  • Equipe técnica especializada disponível em período integral, ajudando no desenvolvimento de trabalhos nas oficinas e estúdios de modelagem, cerâmica, madeira, metal, gravura, fotografia, informática, prototipagem, joalheria e moda.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Fábio Righetto

Diretor da Área de Artes Plásticas (desde jun/2015) e de Engenharia (desde jun/2018) da Faculdade Armando Alvares Penteado.

Coordenador do curso de DESIGN na FAAP desde fev/2019

Graduado em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado (1991), Especialista em Design (1997) e Mestre em Artes Visuais (Design Social) em 2002. Professor de graduação nos cursos de Design e Moda e da Faculdade Armando Alvares Penteado (desde 1997).

Diretor da DOMUSDESIGN, empresa especializada em Design Estratégico de Produtos, fundada em 1996, com cerca de 150 clientes e mais de 2.000 produtos lançados no Brasil e no exterior. Possui diversos prêmios de Design e foi um dos nove designers selecionados no mundo pela Diesel para o UN_FOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, com exibição na Diesel Denim Gallery em Nova Iorque.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Marcos José S. de Moraes

Coordenador do Curso de Artes Visuais.

Doutor pela FAUUSP, na área de Projeto, Espaço e Cultura, é formado em Direito e Artes Cênicas pela mesma Universidade. Possui, ainda na mesma Universidade, especialização em Arte – Educação – Museu; além de especialização em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e Administração da Cultura pela FGV/SP. Curador independente. Coordenador dos cursos de Artes (bacharelado e licenciatura) e Produção Cultural, da FAAP, nos quais também leciona; bem como na especialização em História da Arte e no MBA de Gestão do Luxo. Coordena, na mesma Instituição, a Residência Artística da FAAP, e o Programa de residência artística da FAAP, na Cité des Arts, em Paris, coordenando, ainda, o Programa FAAP/ Fulbright Distinguished Chair in Visual Arts; bem como as mostras Anuais de Arte, e as semestrais dos formandos em artes, da Fundação. Ministra a disciplina de Formação do olhar, no curso de Iluminação da SP Escola de Teatro. É membro do ICOM Brasil – The Internacional Council of Museums e da AAC Alliance of Artists Communities; integrando o Conselho da Escola Municipal de Iniciação Artística, da SMC de São Paulo, e o Conselho Curatorial do Videobrasil.

MERCADO DE TRABALHO

Desenvolvendo atividades vinculadas a entidades públicas ou privadas, de natureza cultural, tais como museus, fundações, centros culturais e galerias. A formação propõe o aprimoramento das potencialidades e vocações artísticas, de modo a garantir uma carreira própria e consciente.

A FAAP É A GENTE

Veja o que dizem nossos alunos, ex-alunos e profissionais de destaque no mercado.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 40 países, com destaque para University of Northampton School of the Arts (Reino Unido), De Montfort University (Reino Unido), University of Salford (Reino Unido), Florence University of the Arts, (Itália), ENSBA – École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e Cité des Arts, em Paris (França), além da University of Applied Arts- ANGEWANDTE (Áustria), a Universidad de Los Andes (Colômbia), a Queensland University of Technoloy (Austrália) e a Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.