Inscreva-se

SOBRE O CURSO

O curso de Artes Visuais da FAAP é um dos mais tradicionais de São Paulo e do País, existindo desde a década de 1960. Referência no mercado, vêm formando não só artistas, mas também outros profissionais da área. O curso associa o conhecimento específico da área de investigação, reflexão e produção de arte com uma base humanista, que estimula a compreensão da responsabilidade social, do compromisso ético e da importância do papel do artista na sociedade.  

Um forte diferencial é a permanente renovação e transformação do curso, acompanhando as mudanças do mundo contemporâneo. Além dos conhecimentos básicos e específicos nas diversas e distintas áreas, o curso privilegia a experimentação nos laboratórios, oficinas, estúdios e o desenvolvimento de projetos, em um ambiente de permanente pesquisa e pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas.

Em sua última edição, a revista Flash Art, uma das mais respeitadas publicações internacionais de arte contemporânea, cultura e comportamento, elegeu o curso de Artes Visuais FAAP como um dos 12 mais importantes do mundo e o único da América Latina citado na matéria. A publicação apresentou o perfil do curso da FAAP junto ao de escolas como Bard College, CalArts, Columbia University e Yale University (Estados Unidos), HEAD (Suiça), Royal College of Arts (Grã Bretanha), Tokyo University of the Arts (Japão) e Central Academy of Fine Arts (China).

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais receberam nota 5 na avaliação do MEC, configurando-os como excelentes.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

Selo Melhores Faculdades 2016 - Guia do Estudante - Artes Visuais FAAP Selo Melhores Faculdades 2016 - Guia do Estudante - Artes Visuais FAAP

Inúmeros artistas atuantes no Brasil e no exterior formaram-se no curso de Artes Visuais da FAAP. De jovens artistas recentemente inseridos no circuito a consagrados e relevantes nomes do panorama da produção artística brasileira das últimas décadas, além de profissionais empreendedores, dirigentes institucionais e criadores, como Carmela Gros, uma das artistas mais atuantes no Brasil; Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural de São Paulo; e Luciana Brito, proprietária de uma das mais importantes galerias de arte de São Paulo.  

A FAAP é a única instituição de ensino no Brasil que mantém um programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, para a permanência por seis meses de um aluno, ex-aluno ou professor, no estúdio mantido na capital francesa. A instituição dispõe ainda da Residência Artística FAAP em São Paulo, onde recebe artistas do Brasil e de outros países. 

Mais um diferencial do curso é a organização da Anual de Arte, exposição que reúne os trabalhos de alunos. Realizada desde 1964, a exposição tem revelado artistas e estimulado a reflexão sobre a arte contemporânea. Participam também desta exposição os artistas que integram o programa de Residência Artística, gerando uma rica troca de conhecimento. 

Entre outras parcerias mantidas pela FAAP no Brasil, destacam-se a Bienal de São Paulo e o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Na área internacional, a FAAP mantém parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com sede em Portugal. 

O corpo docente é altamente qualificado, com diferentes formações e atuações. Essa diversidade de abordagem estimula nos alunos um processo mais aprofundado e elaborado de reflexão, auxiliando-os a se entender e a se perceber no sistema da arte.  

Os alunos do curso de Artes Visuais da FAAP dispõem de excelentes instalações físicas, dentre elas, um conjunto único de oficinas e estúdios de modelagem, cerâmica, madeira, metal, gravura, fotografia, informática, prototipagem, joalheria e moda. Contam ainda com o apoio, em período integral, de uma equipe técnica altamente especializada. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Em sua última edição, a revista Flash Art, uma das mais respeitadas publicações internacionais de arte contemporânea, cultura e comportamento, elegeu o curso de Artes Visuais FAAP como um dos 12 mais importantes do mundo e o único da América Latina citado na matéria. A publicação apresentou o perfil do curso da FAAP junto ao de escolas como Bard College, CalArts, Columbia University e Yale University (Estados Unidos), HEAD (Suiça), Royal College of Arts (Grã Bretanha), Tokyo University of the Arts (Japão) e Central Academy of Fine Arts (China).

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
PARA ENRIQUECER
SUA GRADUAÇÃO!

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA ENRIQUECER SUA GRADUAÇÃO!

Quer incrementar sua graduação acrescentando matérias dos 19 cursos da FAAP, conforme suas preferências?

Ao se formar, você até já pode estar muito próximo de um 2º diploma. Ideal para quem quer escolher seu próprio caminho e se transformar em um profissional diferenciado, com destaque no mercado.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

QUE TAL CONVIVER
COM DIFERENTES CULTURAS?

QUE TAL CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS

Você pode cursar um período da sua graduação fora do país, em uma das universidades parceiras. É possível, inclusive, terminar seu curso com dois diplomas, o da FAAP e o da universidade estrangeira. Para completar a formação internacional, a FAAP conta com o Instituto Confúcio Para Negócios, que promove cursos de chinês, negócios e imersão na cultura do país.

=300 convênios\ 50 países, 5 continentes
250 alunos 40 nacionalidades no campus por ano

CURSOS DE
FÉRIAS

DUPLA
TITULAÇÃO

PROGRAMAS DE
INTERCÂMBIO

INSTITUTO CONFÚCIO
PARA NEGÓCIOS FAAP

PASSAPORTE
GLOBAL

CURSOS DE
IDIOMAS

CARREIRAS E
EMPREENDEDORISMO

CARREIRAS E  
EMPREENDEDORISMO

Trabalhar em uma empresa bacana, já consolidada, ou montar seu próprio negócio? Seja qual for o seu caminho, a FAAP o ajuda a chegar lá.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

ALUNOS FAAP EM ATIVIDADES PRÁTICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS


ORGANIZAÇÃO

Prof. Fábio Righetto - Diretor da Faculdade

Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.

Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor da Faculdade de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor da mesma Faculdade, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

email:art.diretoria@faap.br telefone:(11) 3662-7311 ou 3662-7312

Prof. Marcos José S. de Moraes - Coordenador do Curso de Artes Visuais

Doutor pela FAUUSP, na área de Projeto, Espaço e Cultura, é formado em Direito e Artes Cênicas pela mesma Universidade. Possui, ainda na mesma Universidade, especialização em Arte – Educação – Museu; além de especialização em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e Administração da Cultura pela FGV/SP. Curador independente. Coordenador dos cursos de Artes (bacharelado e licenciatura) e Produção Cultural, da FAAP, nos quais também leciona; bem como na especialização em História da Arte e no MBA de Gestão do Luxo. Coordena, na mesma Instituição, a Residência Artística da FAAP, e o Programa de residência artística da FAAP, na Cité des Arts, em Paris, coordenando, ainda, o Programa FAAP/ Fulbright Distinguished Chair in Visual Arts; bem como as mostras Anuais de Arte, e as semestrais dos formandos em artes, da Fundação. Ministra a disciplina de Formação do olhar, no curso de Iluminação da SP Escola de Teatro. É membro do ICOM Brasil – The Internacional Council of Museums e da AAC Alliance of Artists Communities; integrando o Conselho da Escola Municipal de Iniciação Artística, da SMC de São Paulo, e o Conselho Curatorial do Videobrasil.

email:art.coordena@faap.br telefone:(11) 3662-7302 ou 3662-7058

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado em Artes Visuais pode atuar em inúmeros campos de atividades, na área de criação, no mercado de artes, assim como em pesquisa, institutos culturais, escritórios, galerias de arte e na docência. 

A FAAP dispõe de um conjunto de instrumentos e mecanismos de apoio para a inserção do profissional no mercado de trabalho, destacando-se o programa de exposições dos artistas recém-formados, que acontece no MAB Centro.

NOSSOS EX-ALUNOS

Rodolpho Parigi

Rodolpho Parigi
Artista Plástico

“Participei do programa da Cité des Arts, que a FAAP oferece lá na residência internacional em Paris. Muita gente que está na cena, no circuito há muitos anos, é formado na FAAP, quer dizer, ela tem uma história. Muitas pessoas me referenciam por ter estudado na FAAP.”

ASSISTA O VÍDEO

Luciana Britto

Luciana Britto
Galerista e Fundadora – GALERIA LUCIANA BRITTO

“O percurso na FAAP foi muito importante. Foi lá que eu criei vínculos com todas as pessoas que eu trabalho até hoje, que eu sou amiga e fazem parte do meu círculo, como Leda Catunda, Ana Tavares, Martin Grossmanm e Mônica Nador.”

ASSISTA O VÍDEO

INTERNACIONALIZAÇÃO

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 40 países, com destaque para University of Northampton School of the Arts (Reino Unido), De Montfort University (Reino Unido), University of Salford (Reino Unido), Florence University of the Arts, (Itália), ENSBA – École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e Cité des Arts, em Paris (França), além da University of Applied Arts- ANGEWANDTE (Áustria), a Universidad de Los Andes (Colômbia), a Queensland University of Technoloy (Austrália) e a Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br