CINEMA

Fazer e pensar cinema.

SOBRE O CURSO

O curso de Cinema da FAAP é referência no mercado, formando profissionais de destaque. O aluno é estimulado a pensar de forma crítica e aprende as diversas funções da área, desde o roteiro do filme até o lançamento, envolvendo direção do filme, de atores e de arte, cenografia, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção.


FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de cinema.

CINEMA NA FAAP

Com a palavra, o coordenador.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Intensa vivência técnica e prática, pois os alunos produzem a cada semestre, em média, 20 curtas-metragens que participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior.
  • Excelente infraestrutura de estúdios e equipamentos para a prática das atividades.
  • Semanas e Encontros de Comunicação com importantes profissionais do mercado, possibilitando uma rica aprendizagem.
  • Professores atuantes no mercado.
  • Disciplinas de Estratégias de Lançamento Audiovisual e Memória, Acervo e Política de Preservação, inéditas no Brasil, abordando, principalmente, a estratégia de lançamento de um filme, sua exibição em todas as plataformas audiovisuais e a discussão de políticas públicas de preservação da imagem digital e dos acervos existentes no cenário mundial. Ênfase no “fazer e pensar cinema”.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.

Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.

Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde

Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

ORGANIZAÇÃO

Humberto Carneiro Neiva

Coordenador do Curso de Cinema

Cineasta formado pela FAAP. Professor da Graduação em Cinema da FAAP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA - USP. Especialista em Master em Tecnologia Educacional pela FAAP. Coordenador do Curso de Cinema da FAAP. Coordenador de Programação do Circuito Espaço e Circuito Itaú de Cinema nas cidades de SP, RJ, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, João Pessoa, Salvador, dentre outras. Coordena o curso de Pós Graduação de Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais na FAAP. Coordenou o Curso de Pós Graduação de Produção Audiovisual - Projeto e Negócio no SENAC. Implementou e coordenou a distribuidora de filmes Mais Filmes, especializada em filmes independentes, durante 3 anos. É professor das disciplinas de “Produção Executiva” e “Distribuição e Exibição” do Curso de Cinema da FAAP e do SENAC. Professor coordenador dos projetos de curta-metragem de conclusão de curso da FAAP. Coordenou o 1º e 2º Fórum Internacional SENAC de Cinema – Pensamento e Mercado, em novembro de 2005 e novembro de 2006. Produziu diversos curtas-metragens em 16, 35mm e em vídeo; dirigiu e produziu o curta-metragem Piccola Crônica, premiado no 19º Guarnicê de Cine-Vídeo do Maranhão, 1996, como “Melhor Filme Juri Popular”, Troféu São Luís - Prêmio Estímulo (Juri Técnico) e Prêmio Kodak. Participou de diversas comissões de seleção tais como: Programa de Fomento ao Cinema Paulista (2008 e 2011), Edital do Concurso de Apoio de Filmagem de Longa-Metragem no Estado de São Paulo (2008), dentre outros.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais e institucionais, em filmes de longa ou curta-metragem, internet e celular. Dentre as várias possibilidades de atuação estão as de roteirista, diretor, fotógrafo, diretor de arte, montador, produtor, crítico cinematográfico ou mesmo na área de distribuição e exibição como agente do mercado cinematográfico, curador de festivais ou programador de filmes.

A FAAP É A GENTE

Veja o que dizem nossos alunos, ex-alunos e profissionais de destaque no mercado.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.