Inscreva-se

SOBRE O CURSO

No curso de Cinema da FAAP a ênfase está no “fazer e pensar cinema”. Como realização de equipe, o cinema envolve uma série de funções, como: direção do filme e de atores, cenografia, direção de arte, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção. O curso proporciona ao aluno condições para conhecer e desempenhar todas as atividades relacionadas à produção, desde o momento de escrever o roteiro até o lançamento do filme.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

Selo Melhores Faculdades 2016 - Guia do Estudante - Cinema e Audiovisual FAAP

Com moderna infraestrutura e equipamentos de última geração, a FAAP fornece ao aluno excelentes condições para a produção de filmes, estimulando o aprendizado e o domínio das técnicas envolvidas na produção cinematográfica. Os alunos da FAAP produzem em média, a cada semestre, 20 curtas-metragens. Estes filmes participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior. 

A filmoteca da FAAP é uma rica fonte de consultas e aprendizado. O acervo é composto por mais de 10 mil fotografias de filmes, 6 mil cartazes e 5 mil títulos de filmes com relevância acadêmica e histórica. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Vários profissionais de destaque foram formados pelo curso de Cinema da FAAP. Entre eles estão Lais Bodanzky, diretora dos premiados filmes “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As melhores Coisas do Mundo”; Filippo Capuzzi La Pietra, diretor e roteirista do filme “Noite Perdida”, vencedor do Los Angeles Comedy Festival como o melhor filme estrangeiro; e Paulinho Caruso, vencedor do Festival de Cinema de Gramado, na categoria curta-metragem, com o filme “Alphaville 2007 DC”.

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
PARA ENRIQUECER
SUA GRADUAÇÃO!

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA ENRIQUECER SUA GRADUAÇÃO!

Quer incrementar sua graduação acrescentando matérias dos 19 cursos da FAAP, conforme suas preferências?

Ao se formar, você até já pode estar muito próximo de um 2º diploma. Ideal para quem quer escolher seu próprio caminho e se transformar em um profissional diferenciado, com destaque no mercado.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

QUE TAL CONVIVER
COM DIFERENTES CULTURAS?

QUE TAL CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS

Você pode cursar um período da sua graduação fora do país, em uma das universidades parceiras. É possível, inclusive, terminar seu curso com dois diplomas, o da FAAP e o da universidade estrangeira. Para completar a formação internacional, a FAAP conta com o Instituto Confúcio Para Negócios, que promove cursos de chinês, negócios e imersão na cultura do país.

=300 convênios\ 50 países, 5 continentes
250 alunos 40 nacionalidades no campus por ano

CURSOS DE
FÉRIAS

DUPLA
TITULAÇÃO

PROGRAMAS DE
INTERCÂMBIO

INSTITUTO CONFÚCIO
PARA NEGÓCIOS FAAP

PASSAPORTE
GLOBAL

CURSOS DE
IDIOMAS

CARREIRAS E
EMPREENDEDORISMO

CARREIRAS E  
EMPREENDEDORISMO

Trabalhar em uma empresa bacana, já consolidada, ou montar seu próprio negócio? Seja qual for o seu caminho, a FAAP o ajuda a chegar lá.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

ALUNOS FAAP EM ATIVIDADES PRÁTICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS


ESTRUTURA CURRICULAR

Ingressantes a partir de 20121

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo; Coordenador do Mês Internacional de Fotografia realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros: Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Professor, Coordenador de Curso e Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação e marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura

Humberto Carneiro Neiva - Coordenador do Curso de Cinema

Cineasta formado pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Professor da Graduação no Curso de Cinema da FAAP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA - USP. Especialista em Master em Tecnologia Educacional pela FAAP. Coordenador do Curso de Cinema da FAAP. Coordenador de Programação do Circuito Espaço e Circuito Itaú de Cinema nas cidades de SP, RJ, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, João Pessoa, Salvador, dentre outras. Coordena o curso de Pós Graduação de Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais na FAAP. Coordenou o Curso de Pós Graduação de Produção Audiovisual - Projeto e Negócio no SENAC. Implementou e coordenou a distribuidora de filmes Mais Filmes, especializada em filmes independentes, durante 3 anos. É professor das disciplinas de “Produção Executiva” e “Distribuição e Exibição” do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação Social da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP - São Paulo e do SENAC. Professor coordenador dos projetos de curta-metragem de conclusão de curso da FAAP. Coordenou o 1º e 2º Fórum Internacional SENAC de Cinema – Pensamento e Mercado, em novembro de 2005 e novembro de 2006. Produziu diversos curtas-metragens em 16, 35mm e em vídeo; dirigiu e produziu o curta-metragem Piccola Crônica, premiado no 19º Guarnicê de Cine-Vídeo do Maranhão, 1996, como “Melhor Filme Juri Popular”, Troféu São Luís - Prêmio Estímulo (Juri Técnico) e Prêmio Kodak. Participou de diversas comissões de seleção tais como: Programa de Fomento ao Cinema Paulista (2008 e 2011), Edital do Concurso de Apoio de Filmagem de Longa-Metragem no Estado de São Paulo (2008), dentre outros.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado pela FAAP tem um largo campo de atuação. Ele pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais e institucionais, em filmes de longa ou curta-metragem, internet e celular. Entre as várias possibilidades de atuação estão as de roteirista, diretor, fotógrafo, diretor de arte, montador, produtor e crítico cinematográfico, e distribuição e exibição como agente do mercado cinematográfico.

NOSSOS EX-ALUNOS

Paulinho Caruso

Paulinho Caruso
Diretor - 02 FILMES

“Quem veio da FAAP vem com uma vivência técnica muito grande, de logo de cara sair fazendo e aprendendo muito na prática. Eu caí no mercado e já tinha um rolo. Isso é uma diferença muito grande. Normalmente as pessoas se formam na faculdade e aí começam a produzir um rolo para mostrar. Eu já saí com um repertório pronto e já tinha uns 15 curtas na mala.”

ASSISTA O VÍDEO

Laís Bodanzky

Laís Bodanzky
Cineasta e Sócia - BURITI FILMES

“Realmente é um curso que está muito antenado com o que é o mercado de trabalho, com o que está acontecendo no Brasil e no mundo e faz uma ponte com o internacional. É uma dinâmica muito interessante, sendo uma casa que recebe convidados e promove debates.”

ASSISTA O VÍDEO

Lawrence Wahba

Lawrence Wahba
Documentarista de Natureza

“O maior legado que a FAAP deixou na minha carreira certamente se resume a uma única palavra: networking. Eu peguei uma geração de alunos que hoje estão em bastante destaque, tanto no cinema como no mercado televisivo.” ”

ASSISTA O VÍDEO

INTERNACIONALIZAÇÃO

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

Internacionalização

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br