Inscreva-se




SOBRE O CURSO

Um profissional com espírito crítico e questionador, empreendedor, perceptivo, com excelente capacidade técnica e uma sólida bagagem cultural e humanística. Esse é o perfil dos profissionais formados no curso de Design Gráfico e de Produto da FAAP. De caráter multidisciplinar, o curso integra disciplinas das áreas de ciências humanas, tecnologia e negócios, desenvolvendo a criatividade, o senso estético, a visão socioambiental e as habilidades para encontrar soluções e desenvolver projetos e objetos que atendam às necessidades e expectativas do ser humano.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

Selo Melhores Faculdades 2015 - Guia do Estudante - Design FAAP

Primeira instituição a criar em São Paulo um curso de Design, em 1967, a FAAP dispõe de uma moderna e excelente infraestrutura, com oficinas de marcenaria, metais, cerâmica, xilogravura, litografia e serigrafia. O estúdio fotográfico, equipado com o que há de mais moderno no mercado, é uma referência entre as escolas de design.  

Essa estrutura e um ambiente que favorece a interação com outras áreas do conhecimento estimulam o desenvolvimento da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso. O corpo docente, constituído por profissionais com experiência prática em design, garante aos alunos uma excelente formação, além de poderem contar com o suporte de uma equipe técnica de experientes profissionais para o desenvolvimento e execução dos seus projetos. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos. 

Vários profissionais formados pela FAAP têm se destacado no mercado, como Fernando Prado, que conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Red Dot Best of the Best, IF Gold, Good Design, Design Plus, German Design Award e Museu da Casa Brasileira. André Cepolina e Aline Karlovic Burgos conquistaram três prêmios da Tok & Stok de Design Universitário. Sandra Kim foi a primeira colocada no concurso para a criação do cartaz “Consciência Negra”, promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo. A Questto|Nó Design, fundada por profissionais formados na FAAP, conquistou por 12 vezes o IF Design Awards, por cinco vezes o IDEA Awards/USA e também o Design Preis, da Alemanha, além de várias premiações no País, como o IDEA Brasil e o Museu da Casa Brasileira. 

Esse mesmo sucesso é encontrado na área de design gráfico. A inovadora e premiada agência 100% Design tem como sócia Lilian Chiofolo, formada na FAAP. A Domus Design, outra agência de destaque no mercado, tem como sócio-fundador o professor Fábio Righetto, formado pela FAAP.

DIFERENCIAIS FAAP

FORMAÇÃO MÚLTIPLA

Diferenciais FAAP

A FAAP oferece aos alunos de graduação a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos de graduação sem custos extras. Desse modo, cada aluno pode buscar conhecimentos de acordo com seus interesses acadêmicos e profissionais, beneficiando-se das disciplinas dos diferentes cursos oferecidos. Além disso, adota-se um currículo com algumas disciplinas unificadas, comuns a cursos de áreas de conhecimento similares. Esse tipo de formação,  múltipla e customizada, desenvolve habilidades indispensáveis ao profissional da atualidade: versatilidade e capacidade para atuar com excelência em diferentes contextos.

As aulas aproximam-se da realidade que o aluno vivenciará no mercado de trabalho, estudando com pessoas de várias áreas, permitindo que os alunos aumentem sua rede de relacionamentos e ampliem seus conhecimentos ao entrar em contato com as ideias de colegas de outras áreas.

X FECHAR

INTERNACIONALIZAÇÃO

Diferenciais FAAP

O aprendizado internacional e intercultural é incorporado à vida do aluno desde o primeiro dia de aula, através da interação com alunos estrangeiros provenientes de diversas partes do mundo, das palestras e seminários ministrados por palestrantes internacionais e dos programas que o Departamento de Internacionalização oferece:

  • + de 300 instituições de ensino em todo o mundo
  • + de 50 países nos cinco continentes
  • + de 400 alunos estrangeiros oriundos de 25 países no campus-SP

Programas de Intercâmbio (de 6 meses a 1 ano)

  • International Student Exchange Program (ISEP - Exchange): mais de 300 universidades ao redor do mundo são conveniadas ao programa ISEP.
  • Programas bilaterais: parcerias com aproximadamente 60 instituições de Ensino Superior (IESs) estrangeiras.

Intercâmbio para recém-formados

Podem se inscrever até um ano depois de formados no programa ISEP, ou em um dos programas bilaterais.

Cursos de Férias

De 2 a 6 semanas em destinos como: London School of Economics, em Londres; Columbia University, em Nova York; University of California, Berkeley; New York Film Academy, em Nova York; Florence University of the Arts, em Florença; University of California, Irvine; escola de italiano Torre di Babele, em Roma; CUI (Centro Universitario de Idiomas), em Buenos Aires; entre outros.

Dupla Titulação

O aluno participante tem a oportunidade de estudar no exterior e obter, além do diploma brasileiro, o da instituição anfitriã.

Pós-Graduação no Exterior

Orientação a alunos e ex-alunos para programas oferecidos por instituições de ensino superior conveniadas à FAAP.

Saiba mais: www.faap.br/internacionalizacao

X FECHAR

GESTÃO DE CARREIRAS

Diferenciais FAAP

O departamento proporciona todo o respaldo para que os alunos possam planejar e construir sua carreira, com orientação sobre mercado de trabalho, áreas de atuação, preparação para processos de seleção e informações sobre legislação.

10 MIL OPORTUNIDADES EM ESTÁGIOS, PROGRAMAS DE TRAINEES E TRABALHOS EFETIVOS

• Portal Gestão de Carreiras;
• Feira FAAP Carreiras;
• Orientação profissional;
• Coaching e mentoring;
• Processos seletivos internos;
• Suporte legal;
• Workshops;
• Visitas e prospecção de empresas.

Saiba mais:www.faap.br/carreiras

X FECHAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Fábio Righetto - Diretor da Faculdade

Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.

Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor da Faculdade de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor da mesma Faculdade, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

email:art.diretoria@faap.br telefone:(11) 3662-7311 ou 3662-7312

Prof. Marcelo José Oliveira de Farias - Coordenador do Curso de Design Gráfico e de Produto

Designer, pesquisador e professor. Doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC São Paulo, especialista em Design Management pela Universitá di Roma - La Sapienza, Agente de Inovação Tecnológica pela UNIT, ABIPTE e CNPq, Design de Móveis pelo Centro de Diseño Industrial - CDI - Uruguai e graduado em Desenho Industrial pela UFPB. Experiência na gestão de projetos do sistema design: produto, comunicação, marca e serviço, com empresas de distintos segmentos do mercado. Gerenciou o Programa Via Design do SEBRAE Nacional, coordenou o Centro Ricerche IED/SP, colaborou com os escritórios Modamundi, Questto Design, Estúdio Marcos Batista e Domus Design. Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação de Design Gráfico e de Produto da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e desenvolve pesquisa sobre processos de criação na formação do designer.

email:art.desindust@faap.br telefone:(11) 3662-7302 ou 3662-7058

MERCADO DE TRABALHO

O designer exerce uma função estratégica para os negócios de empresas dos mais diferentes setores. Ele pode atuar no segmento editorial, em revistas e jornais; nas indústrias moveleira, médica, automobilística, de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, embalagens e brinquedos; em agências de propaganda e publicidade, no desenvolvimento de websites, animação e sinalização, bem como em escritórios de projetos gráficos ou de produtos.

NOSSOS EX-ALUNOS

Fernando Prado

Fernando Prado
Diretor de Criação – LUMINI

“Quando você desenha um produto, já desenha com o conhecimento embutido. Se você não tem esse conhecimento na Faculdade, não consegue sair de lá e já trabalhar na parte de criação. Você precisa de um tempo para absorver novos processos e quando você já sai com uma base, tudo fica mais fácil. Eu tive experiências com alguns estagiários que trabalharam comigo de outras faculdades e existe uma diferença entre quem fez FAAP e quem não fez.”

ASSISTA O VÍDEO

Leonardo Boin

Leonardo Boin
Designer de Produto (Depto. Inovação de Sandálias Havaianas) - ALPARGATAS

“As oficinas da FAAP tanto de cerâmica como de madeira e de metal são lugares onde você pode desenvolver a sua criatividade. A estrutura favorece o desenvolvimento do aluno. A maior vantagem da FAAP são os professores e a infraestrutura, que no meu caso fez toda a diferença.”

ASSISTA O VÍDEO

Helena Köcher

Helena Köcher
CEO da COLOR&DREAM (Alemanha) e especialista em cores e materiais

“Na FAAP a gente tem professores com perfis diferentes, acadêmicos e profissionais de mercado. O networking que fiz na faculdade influenciou muito a minha carreira, inclusive no passo que estou tomando agora de abrir o meu próprio negócio. A FAAP tem esse perfil de empreendedorismo.”

ASSISTA O VÍDEO

Maurício Suzuki

Maurício Suzuki
Designer de Exterior – VOLKSWAGEN AG (Alemanha)

“ A experiência que mais me recordo da FAAP foi a de fazer trabalhos nas oficinas de madeira, metal, modelagem e cerâmica. Essa coisa de você ver o seu projeto nascendo e ter a ideia de que você é o criador é muito legal."

ASSISTA O VÍDEO

INTERNACIONALIZAÇÃO

Os cursos possuem parceria com diversas instituições em 12 países, destacando-se a Queensland University of Technology (Austrália); School of the Arts, De Montfort University (no Reino Unido); Universidad Camilo José Cela e ESDI – Escola Superior de Disseny (Espanha); Florence University of the Arts (Itália), Universidad Mayor e Universidad del Pacífico (Chile), além do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) e da Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br