Inscreva-se

SOBRE O CURSO

No curso de Jornalismo da FAAP, o foco é na formação de um profissional capaz de produzir conteúdo jornalístico para diversas plataformas. Esse conteúdo tem formas diferenciadas – escrita, sonora, imagética, interativa – e sua produção depende de competências nas áreas de redação, de produção de TV, de rádio, de mídias digitais. O curso proporciona ao aluno, além de noções sobre a produção jornalística, conhecimentos nas áreas de distribuição e programação e mercado editorial.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

O Curso de Jornalismo da FAAP nasceu considerando as novas diretrizes curriculares para a formação do jornalista. Enquanto outras instituições irão se adaptar aos novos conteúdos e premissas curriculares, o curso da FAAP já considera a formação profissional e a prática laboratorial integradas desde o primeiro semestre. Para tanto, o curso conta com moderna infraestrutura, com laboratórios para as produções de textos, de conteúdos imagéticos. 

Trata-se de uma estrutura curricular que foca a formação para mídias digitais, não só como produção de conteúdo – algo comum em alguns concorrentes – mas, e principalmente, de conteúdo de diferentes formatos – imagéticos, sonoros, interativos. 

Isso caracteriza os objetivos da formação para a produção de conteúdo jornalístico para diversas plataformas. São disciplinas como Jornalismo Visual e Mídias Digitais que permitirão isso. 

O curso considera a importância da formação de um profissional capaz de entender a dinâmica do mercado, perceber as novas tendências editoriais e de programação para a produção de conteúdo noticioso e documental para TV, rádio, mídias digitais, jornais e revistas. 

Para constituir esse profissional com ampla formação humanística e profissional, o aluno poderá cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos adicionais. Isso permitirá que o aluno escolha áreas de conhecimento diferenciadas nas quais desenvolverá competências importantes ao seu desempenho profissional futuro.

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
PARA ENRIQUECER
SUA GRADUAÇÃO!

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA ENRIQUECER SUA GRADUAÇÃO!

Quer incrementar sua graduação acrescentando matérias dos 19 cursos da FAAP, conforme suas preferências?

Ao se formar, você até já pode estar muito próximo de um 2º diploma. Ideal para quem quer escolher seu próprio caminho e se transformar em um profissional diferenciado, com destaque no mercado.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

QUE TAL CONVIVER
COM DIFERENTES CULTURAS?

QUE TAL CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS

Você pode cursar um período da sua graduação fora do país, em uma das universidades parceiras. É possível, inclusive, terminar seu curso com dois diplomas, o da FAAP e o da universidade estrangeira. Para completar a formação internacional, a FAAP conta com o Instituto Confúcio Para Negócios, que promove cursos de chinês, negócios e imersão na cultura do país.

=300 convênios\ 50 países, 5 continentes
250 alunos 40 nacionalidades no campus por ano

CURSOS DE
FÉRIAS

DUPLA
TITULAÇÃO

PROGRAMAS DE
INTERCÂMBIO

INSTITUTO CONFÚCIO
PARA NEGÓCIOS FAAP

PASSAPORTE
GLOBAL

CURSOS DE
IDIOMAS

CARREIRAS E
EMPREENDEDORISMO

CARREIRAS E  
EMPREENDEDORISMO

Trabalhar em uma empresa bacana, já consolidada, ou montar seu próprio negócio? Seja qual for o seu caminho, a FAAP o ajuda a chegar lá.

Até 4 materias extras de qualquer curso de graduação por semestre - Sem custos

ALUNOS FAAP EM ATIVIDADES PRÁTICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS


ESTRUTURA CURRICULAR

em breve

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo; Coordenador do Mês Internacional de Fotografia realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros: Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Professor, Coordenador de Curso e Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação e marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

Profª. Mônica Rugai Bastos - Coordenadora do Curso de Jornalismo

Graduada em Jornalismo pela PUC de São Paulo e em Ciências Sociais pela USP. Doutora em Sociologia pela FFLCH da USP. Professora de Política cultural e mídia da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP. Autora dos livros Tristezas não pagam dívidas, Editora Olho d’Água; Direito à arte e à cultura, em parceria com Sandra Nunes, Edifieo. Atuou como pesquisadora para projetos de jornalismo em diversas empresas de comunicação e produtoras culturais.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado pela FAAP pode trabalhar na produção de conteúdo jornalístico para jornais, revistas, TV, rádio, mídias digitais. Conseguirá realizar coberturas de eventos esportivos, de entretenimento, produzir blogs, realizar documentários, bem como atuar como gestor de distribuição. 

Sobre as oportunidades, talvez seja importante citar o megainvestidor Marc Andreessen, membro do conselho de administração do Facebook, do eBay e da HP: “sou a pessoa mais otimista que conheço sobre o negócio do jornalismo nos próximos 20 anos”. Segundo ele, a internet representa uma enorme possibilidade de expansão para o mercado.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 28 países, destacando-se, ISEP -International Student Exchange Program, Universidad del Salvador (Argentina), Queensland University of Technology, (Austrália), George Washington University (EUA); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha), Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). Além disso, o aluno pode realizar cursos de férias na Berkeley Summer Sessions.

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br