JORNALISMO

Produção de conteúdo jornalístico para diversas plataformas, estímulo ao senso crítico e ampliação do repertório cultural.

SOBRE O CURSO

Com foco na formação de um profissional capaz de produzir conteúdo jornalístico para diversas plataformas, o curso proporciona ao aluno noções sobre a produção jornalística, distribuição, programação e mercado editorial. Os conhecimentos são balanceados entre a prática profissional e as aulas teóricas, que garantem subsídios para a produção de textos e material audiovisual. O conteúdo é passado de forma diferenciada – escrita, sonora, imagética, interativa – e sua produção depende de competências nas áreas de redação, produção de TV, rádio e mídias digitais.


Curso bem
avaliado pelo MEC

O curso de Jornalismo da FAAP recebeu
nota máxima.

Jornalismo na FAAP é nota máxima na avaliação da Comissão de Especialistas INEP/MEC

FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de Jornalismo.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Estrutura curricular com foco em mídias digitais e produção de conteúdo jornalístico para diversas plataformas e em diferentes formatos – imagéticos, sonoros e interativos.
  • Abordagem de assuntos atuais e formação de um profissional capaz de gerenciar seus próprios empreendimentos. Para tanto, o aluno conta com disciplinas de marketing e distribuição de produtos, assim como aulas teóricas de geoeconomia, estudos culturais, teorias sociais do Brasil, comunicação e religião.
  • Possibilidade de o aluno se formar, também, em Relações Públicas, podendo terminar as duas graduações em 11 semestres por conta do alinhamento da estrutura curricular dos dois cursos.
  • Oficinas de produção de conteúdo escrito ou audiovisual.
  • Disciplina para realização de documentários, produção de pequenos vídeos, fotografias e infográficos.
  • Semanas e Encontros de Comunicação com importantes profissionais do mercado.
  • Parcerias com veículos e plataformas de produção de conteúdo.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.

Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.

Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde

Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

ORGANIZAÇÃO

Profª Edilamar Galvão da Silva

Coordenadora do Curso de Jornalismo

Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e é pós-doutoranda em Direitos, Humanidades e outras Legitimidades, no núcleo DIVERSITAS-USP. Foi coordenadora do LabJor, laboratório de produção jornalística, que produz a Revista Eletrônica LabJor FAAP. É pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital. Leciona  na graduação e na pós-graduação da FAAP, nas áreas de Estética e Jornalismo.

Ainda na FAAP, desenvolve e coordena parcerias para a realização de eventos como o Debates & Provocações Época/FAAP, que teve 10 edições; as Aulas Abertas de Jornalismo Cultural, e o Ciclo FAAP/EL PAÍS. Realiza atualmente uma pesquisa sobre o advento das chamadas fake news no ambiente informacional contemporâneo.

Foi repórter, apresentadora e diretora em 1994 e 1995 na TV Cultura do Amazonas, e colaboradora do jornal Folha de S. Paulo de 1997 a 1999. Publicou o livro de poemas DUVIDA DIVIDA DADIVA (ISBN 9788591002603, 2009). Em 2009/2010 assinou uma coluna sobre cinema e filosofia para a Revista Beta (ISSN 1983-2265) e atuou também como crítica de Artes Visuais na Revista Bravo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3630155441631361

MERCADO DE TRABALHO

A internet abriu uma enorme oportunidade na produção de conteúdos de texto e audiovisual, criando caminhos para profissionais que saibam expressar e sintetizar informações para diversos mercados. O aluno formado pela FAAP pode trabalhar na produção de conteúdo jornalístico em jornais, revistas, TV, rádio e mídias digitais, realizando coberturas de eventos esportivos, de entretenimento, produzindo blogs e documentários, bem como atuar como gestor de distribuição.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 28 países, destacando-se, ISEP -International Student Exchange Program, Universidad del Salvador (Argentina), Queensland University of Technology, (Austrália), George Washington University (EUA); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha), Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). Além disso, o aluno pode realizar cursos de férias na Berkeley Summer Sessions.

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