PRODUÇÃO CULTURAL

Tecnológico

Curso inovador no mercado e o único em São Paulo.

SOBRE O CURSO

Oferece formação especializada, amplo referencial cultural, panorama histórico, vocabulário específico e domínio sobre todas as etapas de planejamento, produção e gestão cultural. O aluno é estimulado a entender a produção além de sua fase executiva, fazendo-o pensar a cultura, a compreender seu significado e sua dimensão no mercado e no espaço de atuação profissional.


FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de Produção Cultural.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Excelente infraestrutura para a prática da profissão em laboratórios técnicos e de criação e oficinas de linguagens artísticas.
  • Curso noturno com mensalidade diferenciada.
  • Convivência e prática nas instalações culturais da FAAP: Teatro FAAP, Museu de Arte Brasileira - MAB FAAP e Residência Artística FAAP.
  • Parcerias culturais, nacionais e internacionais que possibilitam a imersão no mercado e a vivência da profissão.
  • Corpo docente formado por profissionais experientes com efetiva atuação no mercado e diferenciada formação.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Fábio Righetto

Diretor

Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela FAAP, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.

Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

ORGANIZAÇÃO

Profª. Ana Maria Antunes Farinha

Coordenadora do Curso Tecnológico em Produção Cultural

Doutora em Artes Visuais pela ECA USP, Mestre em Estética e Historia da Arte pelo PPGEHA da USP; Especialista em Administração da Cultura pela FGV/SP, MBA em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo PECE/POLI USP;  Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, na FAAP. Docente no curso de Produção Cultural, onde ministra disciplinas na área de gestão de projetos culturais, e no curso de graduação em Artes Visuais, no qual leciona as disciplinas Organização e Prática Profissional, Estudos de Museus e Sistema da Arte II. Coordena, também as áreas de Projetos Especiais, Projetos Gráficos e Expográficos e de Produção de Exposições do Museu de Arte Contemporânea da USP. Membro do ICOM-Brasil – The Internacional Council of Museums; do INCCA (International Network for the Conservation of Contemporary Art) e do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Artes Visuais da FAAP (bacharelado e licenciatura). Foi membro titular da área de artes visuais da Comissão de Análise e Averiguação de Projetos Culturais da Lei de Incentivo à Cultura do Município de São Paulo, no período entre 1995 a 2002. Possui experiência nas áreas de Administração da Cultura e de Museus, onde atua desde o início dos anos de 1980.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de produção cultural tem um amplo mercado de atuação. Pode exercer atividades de maneira independente ou vinculado à iniciativa privada e instituições públicas, em diversos segmentos como artes cênicas, artes visuais, cinema, circo, dança, festivais, literatura e patrimônio, moda, mostras, música, produção executiva de eventos, seminários e feiras.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 10 países, destacando-se Queensland University of Technology (Austrália); University of Northampton, School of the Arts e University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela (Espanha) e Universidad del Pacífico (Chile); bem como a perspectiva de atuação junto aos organismos que congregam residências artísticas no Brasil e no mundo.

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.