Inscreva-se

SOBRE O CURSO

A FAAP foi pioneira na criação do curso de Rádio e TV, implantado em 1976. Atualmente, o curso também engloba a produção de conteúdo para mídias digitais. Os profissionais formados pela instituição desenvolvem a capacidade criativa e o domínio de todo o processo de formatação de programas de rádio, TV e internet. O curso tem como foco principal a formação de roteiristas, produtores executivos e diretores de programas, capacitando o profissional para atuar em todas as áreas de comunicação.

INSCREVA-SE

DIFERENCIAIS DO CURSO

Selo Melhores Faculdades 2016 - Guia do Estudante - Rádio e TV FAAP

Primeira escola da América Latina a instalar um estúdio Full HD, com tapeless e servidores HD, a FAAP possibilita ao aluno ter acesso a uma tecnologia avançada para realizar a produção de programas para rádio, TV e mídias sociais. São quatro estúdios de rádio, três de televisão, oito câmeras HD para externas, nove câmeras de estúdio, Pro Tools HD e duas ilhas AvidNitrus, idênticas às utilizadas na edição do filme “Avatar”. A estrutura de gravação em servidores é a mesma das grandes emissoras. 

A experiência acumulada pela FAAP no ensino de Rádio e TV é uma garantia da formação de profissionais com pleno domínio das técnicas necessárias à atividade. O aluno é preparado para ser o realizador, passando por uma formação técnica, operacional e artística. Ele aprende a dirigir atores, apresentadores e equipe técnica, bem como a gerir processos e pessoas.  

A equipe técnica, composta por 50 profissionais que trabalham em emissoras de rádio e TV, como operadores de áudio e de câmeras, iluminadores, sonoplastas e cenotécnicos, é dirigida pelos alunos, possibilitando uma rica aprendizagem prática da atividade.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

DIFERENCIAIS FAAP

FORMAÇÃO MÚLTIPLA

Diferenciais FAAP

A FAAP oferece aos alunos de graduação a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos de graduação sem custos extras. Desse modo, cada aluno pode buscar conhecimentos de acordo com seus interesses acadêmicos e profissionais, beneficiando-se das disciplinas dos diferentes cursos oferecidos. Além disso, adota-se um currículo com algumas disciplinas unificadas, comuns a cursos de áreas de conhecimento similares. Esse tipo de formação,  múltipla e customizada, desenvolve habilidades indispensáveis ao profissional da atualidade: versatilidade e capacidade para atuar com excelência em diferentes contextos.

As aulas aproximam-se da realidade que o aluno vivenciará no mercado de trabalho, estudando com pessoas de várias áreas, permitindo que os alunos aumentem sua rede de relacionamentos e ampliem seus conhecimentos ao entrar em contato com as ideias de colegas de outras áreas.

X FECHAR

INTERNACIONALIZAÇÃO

Diferenciais FAAP

O aprendizado internacional e intercultural é incorporado à vida do aluno desde o primeiro dia de aula, através da interação com alunos estrangeiros provenientes de diversas partes do mundo, das palestras e seminários ministrados por palestrantes internacionais e dos programas que o Departamento de Internacionalização oferece:

  • + de 300 instituições de ensino em todo o mundo
  • + de 50 países nos cinco continentes
  • + de 400 alunos estrangeiros oriundos de 25 países no campus-SP

Programas de Intercâmbio (de 6 meses a 1 ano)

  • International Student Exchange Program (ISEP - Exchange): mais de 300 universidades ao redor do mundo são conveniadas ao programa ISEP.
  • Programas bilaterais: parcerias com aproximadamente 60 instituições de Ensino Superior (IESs) estrangeiras.

Intercâmbio para recém-formados

Podem se inscrever até um ano depois de formados no programa ISEP, ou em um dos programas bilaterais.

Cursos de Férias

De 2 a 6 semanas em destinos como: London School of Economics, em Londres; Columbia University, em Nova York; University of California, Berkeley; New York Film Academy, em Nova York; Florence University of the Arts, em Florença; University of California, Irvine; escola de italiano Torre di Babele, em Roma; CUI (Centro Universitario de Idiomas), em Buenos Aires; entre outros.

Dupla Titulação

O aluno participante tem a oportunidade de estudar no exterior e obter, além do diploma brasileiro, o da instituição anfitriã.

Pós-Graduação no Exterior

Orientação a alunos e ex-alunos para programas oferecidos por instituições de ensino superior conveniadas à FAAP.

Saiba mais: www.faap.br/internacionalizacao

X FECHAR

GESTÃO DE CARREIRAS

Diferenciais FAAP

O departamento proporciona todo o respaldo para que os alunos possam planejar e construir sua carreira, com orientação sobre mercado de trabalho, áreas de atuação, preparação para processos de seleção e informações sobre legislação.

10 MIL OPORTUNIDADES EM ESTÁGIOS, PROGRAMAS DE TRAINEES E TRABALHOS EFETIVOS

• Portal Gestão de Carreiras;
• Feira FAAP Carreiras;
• Orientação profissional;
• Coaching e mentoring;
• Processos seletivos internos;
• Suporte legal;
• Workshops;
• Visitas e prospecção de empresas.

Saiba mais:www.faap.br/carreiras

X FECHAR

ESTRUTURA CURRICULAR

Ingressantes a partir de 20121

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo; Coordenador do Mês Internacional de Fotografia realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros: Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Professor, Coordenador de Curso e Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação e marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

Prof. Vagner Anselmo Matrone - Coordenador do Curso de Rádio e Televisão

Coordenador da área de Rádio e Televisão e da Pós-Graduação em Produção Executiva e Gestão da Televisão, na Faculdade de Comunicação e Marketing. Atua também como diretor das emissoras corporativas, Rádio FAAP e TV FAAP. Professor das disciplinas de Direção de Programa para Projeto TV FAAP, Direção de Programas e Multimeios na FAAP. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão (1982) pela FAAP; pós-graduação em "Educational Television Program Director" (1989) no NHK Communication Training Institute, Tokyo – Japan; e pós-graduação em MTE- Tecnologia Educacional (2004) pela FAAP. Criador, roteirista, produtor e diretor de programas de televisão nos mais diferentes gêneros, com trinta e três anos de experiência no mercado da televisão. Trabalhou com Supervisor de Produção da Endemol Globo para os formatos implantados nas emissoras Paulistas, (2002 - 2008), e como Executive Producer para a ESPN International nas produções realizadas no Brasil do programa da série Perfiles.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de Rádio e TV encontra colocação em vários campos de trabalho. Ele pode atuar em emissoras abertas de rádio e televisão, canais fechados, produtoras audiovisuais, sites de internet, produtoras de comerciais e de conteúdo para web, agências de publicidade e propaganda, bem como em canais institucionais de grandes empresas ou organizações, gerenciando e coordenando o processo de comunicação.

NOSSOS EX-ALUNOS

Sarah Oliveira

Sarah Oliveira
Apresentadora - GNT

"A estrutura que a FAAP tinha era melhor do que a MTV. Foi na faculdade em que eu aprendi a mexer com o avid, com edição de imagem e de som. Os estúdios que a gente gravava eram “pau a pau” com o estúdio B do Disk MTV e isso era muito interessante.”

ASSISTA O VÍDEO

Eduardo Brandini

Eduardo Brandini
Diretor de Conteúdo - YOUTUBE

“Entraram vários players no mercado de faculdade de Rádio e TV, mas hoje eu ainda sinto no mercado, gerenciando pessoas que vieram de outros lugares, que existem alguns diferenciais na formação do profissional que vem da FAAP.”

ASSISTA O VÍDEO

INTERNACIONALIZAÇÃO

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha) e, University of Salford (Reino Unido).

INFRAESTRUTURA

Conheça um pouco da infraestrutura da FAAP com esse vídeo. E para conferir tudo isso de perto, agende uma visita pelo telefone: (11) 3662-7208 ou e-mail: vestibular@faap.br.

FALE CONOSCO

Relacionamento com o Mercado
Rua Alagoas, nº 903 – Higienópolis
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662-7208
vestibular@faap.br

Tel.: (11) 3662-7208 | vestibular@faap.br