Selo 'Guia da Faculdade - Estadão + Quero Educação': Arquitetura e Urbanismo, 4 estrelas - 2020

ANIMAÇÃO

Área em evidência no mercado de games,
cinema, televisão e internet.

SOBRE O CURSO

O Curso possui dois grandes troncos: A) O Específico, dividido em 5 eixos: 1) Fundamental, composto pelas disciplinas que não dependem do tipo de animação como roteiro, storyboard, desenho de anatomia, criação de personagens, direção de arte, som, pós-produção, somadas às disciplinas que encaram a animação como negócio, destacando: inteligência de mercado, mecanismos de financiamento, produção executiva, bíblia, distribuição e exibição; 2) Animação 2D ou desenho animado, com aulas de: animação tradicional, tradigital e cut-out, direção de animação, realização, colorização e composição; 3) Stopmotion, iniciando por escultura de personagem, armaduras e rig, fotografia de set para stopmotion, técnicas autorais e realização; 4) Animação 3D ou computação gráfica, utilizando softwares reconhecidos pelo mercado como Z-Brush e Maya, entre outros, apresentando: introdução à animação 3D, modelagem, texturização, iluminação, efeitos e renderização; 5) Game – Animação para Games, partindo do design, conhecimentos básicos de engine necessários para a integração com a programação, além de animação para dispositivos e móveis interativos.

B) O tronco de Humanidades, contempla disciplinas das ciências humanas como: filosofia, antropologia, sociologia, psicologia da animação, análise da imagem, realidade brasileira, entre outras, que permitem a formação de uma sólida base cultural, fundamental para a geração de ideias.


ANIMAÇÃO NA FAAP

Com a palavra, a coordenadora.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Primeiro bacharelado em animação do estado de São Paulo.
  • Parcerias firmadas com reconhecidas produtoras de conteúdo e realizadores independentes, que abrem espaço para o desempenho de atividades em diversas funções na produção de séries para TV, curtas e longas-metragens animados.
  • Professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games.
  • Laboratórios especializados e disponíveis para aulas e para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais.
  • Biblioteca atualizada e filmoteca com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes.

ESTRUTURA CURRICULAR

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor da área de Comunicação

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia publicou ensaios, resenhas e críticas em jornais, revistas, catálogos e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. É membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Como diretor do NAFOTO - Núcleo dos Amigos da Fotografia - realizou dez edições do Mês Internacional de Fotografia de São Paulo entre 1993 e 2011. Foi Curador do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia e participou do Conselho Curador da Coleção Pirelli-Masp entre 1991 e 2015. Realizou Curadorias de exposições fotográficas, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio de Melhor Exposição/Curadoria da APCA em 1995 (Mario Cravo Neto, no MASP), em 2006 (Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino) e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, categoria Pesquisa, em 2014. Publicou vários livros entre eles: Papéis Efêmeros da Fotografia (Editora Tempo d’Imagem, 2015); Fotografia em Revista (FAAP e Editora Abril, 2009); Geraldo de Barros - Fotoformas e Sobras (2006); Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea (2003), ambos pela Cosac Naify.

Profª. MA. Stephanie Watanabe

ORGANIZAÇÃO

Profª. MA. Stephanie Watanabe

Coordenadora do Curso de Animação

Graduada em Design de Animação pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Produção Executiva pelo SENAC São Paulo, e Mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora na FAAP, entre outras instituições, atuando em disciplinas relacionadas a Criação de Personagem, Animação 2D tradicional e digital, Produção Executiva e História da Animação Mundial e Brasileira. Pesquisadora de animação, possui publicações em anais de congressos, revistas e periódicos de cinema, onde analisa a historicidade e evolução de gêneros, técnicas, narrativas e mídias contemporâneas. É jurada do festival EXPOCOM dentro do congresso INTERCOM, maior congresso brasileiro das ciências da comunicação, desde 2018. Começou a carreira como animadora e artista 2D, nos anos 2000, em meios online e cinematográficos, e atualmente atua em processos de produção executiva comercial, consultoria e financiamentos para projetos audiovisuais ficcionais e não ficcionais. Dentre outras obras, coordenou as séries animadas “Nilba e os Desastronautas” (primeira animação 100% independente brasileira a ser exibida nos EUA, Starz Channel), “Osmar a Primeira Fatia do Pão de Forma” (Gloob) e mais de 23 horas de conteúdo animado independente, incluindo curtas, médias, e longas-metragens animados. Foi responsável por produzir conteúdo gráfico, artístico e textual de comercialização (Bíblias comerciais) de mais de 300 projetos audiovisuais, incluindo “Spectros” (Netflix), “Aeroporto – Área Restrita” (Discovery Channel), “Que Seja Doce” (GNT), “Santo Forte” (AXN), “Predestinado” (Imagem Filmes), e o documentário “Claude – Além da Cozinha” (GNT, um dos finalistas no Festival de NY). Produziu e coordenou equipes de variados jogos de aplicativos e de consoles, destacando-se games da Sesame Street Latin America, e o jogo “Cobra Kai – The Karate Kid Saga Continues” (Sony, PS4, XBOX, Nintendo Switch), baseado na série homônima.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de animação pode atuar em praticamente todas as áreas do entretenimento, como estúdios de cinema na produção de curtas e longas-metragens; em emissoras de televisão - na realização de séries, aberturas de novelas e programas; na publicidade, tanto em comerciais como em ações promocionais, via internet e celulares; produtoras de games na criação, design e animação de jogos.

Também poderá desenvolver projetos pessoais desempenhando as funções de roteirista, diretor de animação, animador, criador de personagens, assistente de animação, diretor de arte, ilustrador, editor, entre outras possibilidades relacionadas às necessidades da realização de animação.

Neste novo modelo de mercado de trabalho que se desenha atualmente, a animação tem sido o único setor do entretenimento que não apenas se manteve como experimentou uma considerável expansão devido a sua característica de uma atividade coletiva desenvolvida de forma individual.


UM CURSO INTERNACIONAL

A área de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.

Ao enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade