ANIMAÇÃO

Área em evidência no mercado de games,
cinema, televisão e internet

SOBRE O CURSO

O Curso é dividido em dois troncos: A) O tronco Específico, se divide em 4 eixos: 1) Animação 2D ou desenho animado, com aulas de: fundamentos da animação, animação básica e avançada, direção de animação, colorização, “animação tradigital e cut-out”. 2) Stop-Motion, iniciando por escultura de personagem em clay, rig, fotografia para animação em stop-motion e realização. 3) Animação 3D ou computação gráfica, utilizando softwares consagrados pelo mercado como Z-Brush e Maya entre outros, e ainda apresenta: introdução a animação 3D, modelagem, animação, texturização, iluminação, efeitos e renderização. 4) Game – animação para games, partindo do design de game e conhecimentos de engine necessários para permitir a integração com a programação. Paralelamente a isso temos os conteúdos fundamentais que independem da técnica, como por exemplo: roteiro, story-board, live-action, edição, ilustração, fenomenologia do movimento e caracterização sonora, somadas às disciplinas que encaram a animação como negócio, destacando: inteligência de mercado e distribuição e exibição.

B) O tronco de Humanidades, que contempla disciplinas das ciências humanas: filosofia, antropologia, sociologia, psicologia da animação, análise da imagem, realidade brasileira, entre outras, que permitem a formação de uma sólida base cultural, fundamental para a geração de ideias.


DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Primeiro bacharelado em animação do estado de São Paulo.
  • Parcerias firmadas com reconhecidas produtoras de conteúdo e realizadores independentes, que abrem espaço para o desempenho de atividades em diversas funções na produção de séries para TV, curtas e longas-metragens animados.
  • Professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games.
  • Laboratórios especializados e disponíveis para aulas e para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais.
  • Biblioteca atualizada e filmoteca com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor da área de Comunicação

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia publicou ensaios, resenhas e críticas em jornais, revistas, catálogos e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. É membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Como diretor do NAFOTO - Núcleo dos Amigos da Fotografia - realizou dez edições do Mês Internacional de Fotografia de São Paulo entre 1993 e 2011. Foi Curador do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia e participou do Conselho Curador da Coleção Pirelli-Masp entre 1991 e 2015. Realizou Curadorias de exposições fotográficas, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio de Melhor Exposição/Curadoria da APCA em 1995 (Mario Cravo Neto, no MASP), em 2006 (Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino) e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, categoria Pesquisa, em 2014. Publicou vários livros entre eles: Papéis Efêmeros da Fotografia (Editora Tempo d’Imagem, 2015); Fotografia em Revista (FAAP e Editora Abril, 2009); Geraldo de Barros - Fotoformas e Sobras (2006); Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea (2003), ambos pela Cosac Naify.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Ms. Eliseu de Souza Lopes Filho

Coordenador do Curso de Animação

Coordenador do Curso de Cinema e Animação e professor dos cursos de Cinema e Animação e Comunicação Social nas habilitações de Cinema e RTV. Graduado em 1982 pela Faculdade de Comunicação Social da FAAP na Habilitação de Cinema e Mestrado em 2006 em Comunicação a Semiótica pela PUC-SP.

Atuou por mais de 40 anos no mercado profissional de cinema realizando trabalhos em curtas, longas, comerciais, series e aberturas de TV como: Diretor de Animação, Diretor de Cena, Editor, Diretor de Produção, Supervisor de Efeitos Visuais e Game.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de animação pode atuar em praticamente todas as áreas do entretenimento, em estúdios de cinema na produção de curtas e longas-metragens; em emissoras de televisão - na realização de séries, aberturas de novelas e programas; na publicidade, tanto em comerciais como em ações promocionais, via internet e celulares; produtoras de games na criação, design e animação de jogos.
Também poderá desenvolver projetos pessoais desempenhando as funções de roteirista, diretor de animação, animador, criador de personagens, assistente de animação, diretor de arte, ilustrador, editor, entre outras possibilidades relacionadas às necessidades da realização de animação.

UM CURSO INTERNACIONAL

A área de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.