DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO

Forte background teórico e analítico, senso estético e muita prática.

SOBRE O CURSO

De caráter multidisciplinar, o curso integra disciplinas das áreas de ciências humanas, tecnologia e negócios, desenvolvendo conhecimentos (teorias, conceitos e práticas), a criatividade, o senso estético, a visão socioambiental e as habilidades para encontrar soluções e produzir significados, por meio do desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades e expectativas do ser humano. Um profissional com espírito crítico e questionador, empreendedor, perceptivo, com excelente capacidade técnica e uma sólida bagagem cultural e humanística: esse é o perfil dos profissionais formados no curso de Design Gráfico e de Produto da FAAP.


FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de Design Gráfico e de Produto

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Tradição: a FAAP foi a primeira instituição a oferecer curso superior em Design na cidade de São Paulo.
  • Laboratório de prototipagem rápida com equipamentos de tecnologia inovadora.
  • Equipe técnica altamente especializada disponível para os alunos em período integral para o desenvolvimento de seus trabalhos nas oficinas de madeira, metal, cerâmica, xilogravura, litografia, serigrafia e estúdio fotográfico equipado com o que há de mais moderno no mercado.
  • Corpo docente formado por profissionais com experiência prática em design.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Fábio Righetto

Diretor

Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.

Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor da Faculdade de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor da mesma Faculdade, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Marcelo Ferreira de Castilho

Coordenador do Curso de Design (Gráfico e Produto).

Doutorando em Administração, especialista em Mediação Organizacional pela Trigon, Alemanha, líder facilitador pela Adigo Consultores e Master of Arts in Automotive Design pela Coventry University, Inglaterra.  Fundador do CollabSoul, movimento voltado a autoconsciência em prol do coletivo e foi consultor associado da Reos Partners, empreendimento de Inovação Social.  Tem atuado como facilitador de programas de Inovação, Colaboração e Design Thinking para Novozymes, Votorantim, Porto Seguro, Algar e Marcopolo.  É um dos idealizadores do Programa de Formação Executiva em Felicidade pelo ISAE/FGV, primeiro programa do gênero no Brasil.  Desenvolveu e implementou famílias completas de produtos e sistemas de componentes para Agrale, Busscar, Caio, Irizar e Volvo, como Especialista e Gerente de Design. Recebeu o prêmio de melhor artigo científico em Innovation Management pela Nokia, no ISPIM, Irlanda, em 2014 e diversas premiações no campo do Design Industrial- Idea Brasil; IF Alemanha e Brasil Faz Design. Coordenou e idealizou o Laboratório de Inovação Sincronicidade, iniciativa multidisciplinar voltada a disseminação de pesquisa e extensão de Inovação em Cidades na PUCPR. Criou em coautoria e publicou três livros na área do Design, voltados a técnicas de Representação e Criatividade. Publicou artigos e apresentou trabalhos em Revistas e Congressos de Inovação no Canadá, Irlanda e Austria.

MERCADO DE TRABALHO

O designer exerce uma função estratégica para as empresas dos mais diferentes setores. Ele pode atuar no segmento editorial, em revistas e jornais, nas indústrias moveleiras, médica, automobilística, de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, embalagens e brinquedos, em agências de propaganda e publicidade, no desenvolvimento de websites, animação e sinalização, bem como em escritórios de projetos gráficos ou de produtos.

A FAAP É A GENTE

Veja o que dizem nossos alunos, ex-alunos e profissionais de destaque no mercado.

UM CURSO INTERNACIONAL

Os cursos possuem parceria com diversas instituições em 12 países, destacando-se a Queensland University of Technology (Austrália); School of the Arts, De Montfort University (no Reino Unido); Universidad Camilo José Cela e ESDI – Escola Superior de Disseny (Espanha); Florence University of the Arts (Itália), Universidad Mayor e Universidad del Pacífico (Chile), além do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) e da Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalém (Israel).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.