PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Tecnológico

SOBRE O CURSO

A demanda por produtos audiovisuais tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, nos seus mais variados formatos e aplicações, principalmente para as novas mídias como internet, celular, portais, vídeo games, transmissões por IP e televisão. Com isso faz-se necessária uma formação específica, técnica, que permita o desenvolvimento de uma indústria nacional com profissionais responsáveis e de qualidade. Este curso oferece uma formação sistematizada e objetiva das necessidades de realização, nas mais variadas técnicas e estilos, cumprindo as principais etapas de produção e direção. São abordados os aspectos práticos e conceituais necessários para o exercício das principais funções na área de produção audiovisual. O núcleo de formação técnica e operacional reúne todas as disciplinas de operação de câmera, edição de vídeos, fotografia e iluminação. Por fim, o núcleo de formação conceitual reúne todas as disciplinas de fundamentação teórica que deverão dar base para o desenvolvimento das disciplinas práticas.


PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA FAAP

Com a palavra, o coordenador.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Com 02 anos de duração e disciplinas inovadoras no mercado do audiovisual, o curso é voltado quase que exclusivamente para as disciplinas práticas, onde o aluno vai aprender fazendo, interagindo com o equipamento de gravação e edição, além de outras tecnologias. Abrange diversas competências como: operação de câmera, locutor narrador (esportivo), direção de dublagem, digital influencer (tendências), produção de jogos digitais (games), 2D e 3D animação e efeitos visuais, DJ operacional entre outras. A FAAP conta com uma infraestrutura exemplar para prática em estúdios de TV e Rádio com equipamentos de última geração tecnológica, laboratórios de gravação e edição em 2D e 3D, emissora própria de TV e rádio. Soma-se a isso, a formação múltipla, em que o aluno pode cursar até 4 disciplinas extras de outros cursos, por semestre, sem custos.

 

Curso noturno com mensalidade diferenciada.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor de área

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; foi membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; Papéis Efêmeros da Fotografia, 2015, Ed. Tempo d’Imagem, entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Edson Gardin

Coordenador do curso

Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Unip, Pós-Graduado pela FAAP em Tecnologia Educacional, Graduado pela FAAP em RTV, Professor de Comunicação na FAAP,  Coordenador da Central de Produção e Multimeios/FAAP, Produtor e Diretor de Vídeos e Programas de Televisão – TV Cultura, Record e SBT.

MERCADO DE TRABALHO

O curso forma profissionais habilitados para operação e gestão de tecnologias aplicadas à produção audiovisual, com ênfase na formação de:


• assistentes de produção;
• operadores de câmera / cinegrafistas;
• operadores de áudio;
• editores e finalizadores de vídeo;
• captadores e editores de áudio;
• geradores de conteúdos;
• produtores e diretores.


O aluno poderá trabalhar em:


• emissoras abertas de rádio e televisão (públicas e privadas);
• canais de TV por assinatura;
• TVs universitárias e comunitárias;
• estúdios e produtoras de cinema;
• agências e portais de publicidade;
• produtoras de conteúdo para Web TV;
• produtoras independentes de vídeo;
• produtoras de material pedagógico audiovisual para aplicação na educação presencial e à distância.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha) e, University of Salford (Reino Unido).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.