PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Tecnológico

SOBRE O CURSO

A demanda por produtos audiovisuais tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, nos seus mais variados formatos e aplicações, principalmente para as novas mídias como internet, celular, portais, vídeo games, transmissões por IP e televisão. Com isso faz-se necessária uma formação específica, técnica, que permita o desenvolvimento de uma indústria nacional com profissionais responsáveis e de qualidade. Este curso oferece uma formação sistematizada e objetiva das necessidades de realização, nas mais variadas técnicas e estilos, cumprindo as principais etapas de produção e direção. São abordados os aspectos práticos e conceituais necessários para o exercício das principais funções na área de produção audiovisual. O núcleo de formação técnica e operacional reúne todas as disciplinas de operação de câmera, edição de vídeos, fotografia e iluminação. Por fim, o núcleo de formação conceitual reúne todas as disciplinas de fundamentação teórica que deverão dar base para o desenvolvimento das disciplinas práticas.


PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA FAAP

Com a palavra, o coordenador.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Com 02 anos de duração e disciplinas inovadoras no mercado do audiovisual, o curso é voltado quase que exclusivamente para as disciplinas práticas, onde o aluno vai aprender fazendo, interagindo com o equipamento de gravação e edição, além de outras tecnologias. Abrange diversas competências como: operação de câmera, locutor narrador (esportivo), direção de dublagem, digital influencer (tendências), produção de jogos digitais (games), 2D e 3D animação e efeitos visuais, DJ operacional entre outras. A FAAP conta com uma infraestrutura exemplar para prática em estúdios de TV e Rádio com equipamentos de última geração tecnológica, laboratórios de gravação e edição em 2D e 3D, emissora própria de TV e rádio. Soma-se a isso, a formação múltipla, em que o aluno pode cursar até 4 disciplinas extras de outros cursos, por semestre, sem custos.

 

Curso noturno com mensalidade diferenciada.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor da área de Comunicação

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia publicou ensaios, resenhas e críticas em jornais, revistas, catálogos e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. É membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Como diretor do NAFOTO - Núcleo dos Amigos da Fotografia - realizou dez edições do Mês Internacional de Fotografia de São Paulo entre 1993 e 2011. Foi Curador do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia e participou do Conselho Curador da Coleção Pirelli-Masp entre 1991 e 2015. Realizou Curadorias de exposições fotográficas, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio de Melhor Exposição/Curadoria da APCA em 1995 (Mario Cravo Neto, no MASP), em 2006 (Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino) e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, categoria Pesquisa, em 2014. Publicou vários livros entre eles: Papéis Efêmeros da Fotografia (Editora Tempo d’Imagem, 2015); Fotografia em Revista (FAAP e Editora Abril, 2009); Geraldo de Barros - Fotoformas e Sobras (2006); Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea (2003), ambos pela Cosac Naify.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Ms. Edson Gardin

Coordenador do Curso Tecnológico Produção Audiovisual

Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Unip, Pós-Graduado pela FAAP em Tecnologia Educacional, Graduado pela FAAP em RTV, Professor de Comunicação na FAAP, Coordenador da Central de Produção e Multimeios/FAAP, Produtor e Diretor de Vídeos e Programas de Televisão – TV Cultura, Record e SBT.

MERCADO DE TRABALHO

O curso forma profissionais habilitados para operação e gestão de tecnologias aplicadas à produção audiovisual, com ênfase na formação de:


• assistentes de produção;
• operadores de câmera / cinegrafistas;
• operadores de áudio;
• editores e finalizadores de vídeo;
• captadores e editores de áudio;
• geradores de conteúdos;
• produtores e diretores.


O aluno poderá trabalhar em:


• emissoras abertas de rádio e televisão (públicas e privadas);
• canais de TV por assinatura;
• TVs universitárias e comunitárias;
• estúdios e produtoras de cinema;
• agências e portais de publicidade;
• produtoras de conteúdo para Web TV;
• produtoras independentes de vídeo;
• produtoras de material pedagógico audiovisual para aplicação na educação presencial e à distância.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha) e, University of Salford (Reino Unido).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.