PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Técnicas de comunicação e marketing, estudo da sociedade atual e futura, desenvolvimento da criatividade e atitude empreendedora.

SOBRE O CURSO

Mais do que a teoria, na FAAP o aluno é preparado para os futuros modelos de negócios, entendendo as novas formas de comunicação, o papel dos influenciadores e as mídias integradas. O curso oferece um repertório de arte e cultura aliado a temas de storytelling, transmídia, estratégias executivas de comunicação e técnicas de atendimento. Voltado ao business de comunicação, desenvolve habilidades criativas e inovadoras, qualificando o aluno para analisar ambientes de negócio, comportamentos do consumidor, assim como segmentar e posicionar produtos e serviços no mercado, implementar estratégias de marketing, controlar e avaliar resultados, respeitando os aspectos éticos e legais.


FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de Publicidade e Propaganda.

PUBLICIDADE E
PROPAGANDA NA FAAP

Com a palavra, o coordenador.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Profundos conhecimentos em marketing, matéria que é ministrada nos oito semestres.
  • Proximidade com o mercado por meio de eventos como a Semana da Comunicação, o Painel de Propaganda e os Fóruns de Criação Publicitária, Mídia e Marketing.
  • Modernos estúdios de TV, rádio, fotografia, ilhas de edição e laboratórios com computadores Mac para aulas de criação e direção de arte.
  • Parceria com entidades como a Associação dos Profissionais de Propaganda na realização do Festival Universitário de Propaganda - Fest-Up.
  • Projetos e programas especiais: Clube de Criação, concurso de jingle e de cartaz do Fest-Up, oficinas de diversas especialidades na Semana da Comunicação e nos Encontros de Comunicação.
  • Atividades práticas nos laboratórios de pesquisa e estúdios de áudio e vídeo.
  • Parceria com institutos de pesquisa de audiências como KANTAR/IBOPE Mídia, IPSOS/Marplan e o Instituto Verificador de Comunicação - IVC no fornecimento de softwares de mídia.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia. Escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente é pesquisador e crítico de fotografia; membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo; Coordenador do Mês Internacional de Fotografia realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros: Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde

Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Professor, Coordenador de Curso e Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação e marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

ORGANIZAÇÃO

Silvio Koiti Sato

Coordenador de Curso

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com Doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (Porto – Portugal). Possui especialização em Administração de Empresas e extensão em Mídia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), com participação como aluno de intercâmbio no MBA da HEC-Paris. Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Leciona em cursos de graduação e especialização de diversas instituições. Pesquisador do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP. É autor de artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas científicas, livros e e-books. Tem mais de vinte anos de experiência profissional nas áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes, em empresas nacionais e multinacionais. É sócio-fundador da Casa Semio, desenvolvendo projetos de consultoria que envolvem Semiótica, Marca, Comunicação, Mídia e Tendências de Consumo.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional da área pode atuar em empresas, nos departamentos de
comunicação e marketing, assim como em agências de publicidade, produtoras de
áudio e vídeo, gráficas, veículos de comunicação, institutos de pesquisa, agências
de live marketing e de conteúdo, produtoras de eventos, empresas de marketing
direto, comunicação digital, assessorias ou consultorias.

A FAAP É A GENTE

Veja o que diz nosso alunos, ex-alunos e profissionais de destaque no mercado.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.