RELAÇÕES PÚBLICAS

O gestor da imagem e da reputação de empresas, órgãos públicos e pessoas.

SOBRE O CURSO

Forma profissionais inovadores, criativos, com elevado senso crítico e capacidade para desenvolver e aplicar estratégias de comunicação organizacional. Possibilita ao aluno desenvolver habilidades para ser o gestor da imagem e da reputação de empresas, órgãos públicos, instituições e pessoas definindo as ações e os canais de comunicação adequados para a construção do relacionamento com público-alvo, como imprensa, clientes, governo, funcionários e comunidade. Toda organização demanda uma marca de credibilidade e uma rede de relacionamentos eficientes, como também uma relação sustentável com a sociedade.


34º prêmio
ABRP-BR

Alunos de Relações Públicas da FAAP são premiados no 34o prêmio da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-BR)

FALA, FAAP!

Confira o episódio do FALA FAAP sobre o curso de Relações Públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS
NA FAAP

Com a palavra, a coordenadora.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • A FAAP é a faculdade mais premiada em trabalhos de conclusão de curso nos últimos 20 anos, segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas.
  • Único curso do mercado que possui um laboratório de pesquisa (sala de espelhos), possibilitando que o aluno coloque em prática as pesquisas de opinião com os públicos de interesse e desenvolva habilidades de media training e formação de porta-vozes no relacionamento com a imprensa.
  • Excelente repertório cultural propiciado pela convivência com o Museu de Arte Brasileira - MAB FAAP - e o Teatro FAAP.
  • Possibilidade de o aluno se formar também em Jornalismo, podendo terminar as duas graduações em 11 semestres por conta do alinhamento da estrutura curricular dos dois cursos.
  • Parcerias com instituições, agências de comunicação e empresas, permitindo que os alunos dialoguem com o mercado, trabalhando em casos reais.
  • Semanas e Encontros de Comunicação com profissionais conceituados do mercado e pesquisadores das áreas de comunicação e relações públicas, possibilitando uma rica troca entre os profissionais e os alunos.

ESTRUTURA CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior

Diretor da área de Comunicação

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia publicou ensaios, resenhas e críticas em jornais, revistas, catálogos e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. É membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Como diretor do NAFOTO - Núcleo dos Amigos da Fotografia - realizou dez edições do Mês Internacional de Fotografia de São Paulo entre 1993 e 2011. Foi Curador do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia e participou do Conselho Curador da Coleção Pirelli-Masp entre 1991 e 2015. Realizou Curadorias de exposições fotográficas, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio de Melhor Exposição/Curadoria da APCA em 1995 (Mario Cravo Neto, no MASP), em 2006 (Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino) e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, categoria Pesquisa, em 2014. Publicou vários livros entre eles: Papéis Efêmeros da Fotografia (Editora Tempo d’Imagem, 2015); Fotografia em Revista (FAAP e Editora Abril, 2009); Geraldo de Barros - Fotoformas e Sobras (2006); Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea (2003), ambos pela Cosac Naify.

ORGANIZAÇÃO

Profª. Dra. Simone Bambini

Coordenadora do curso de Relações Públicas

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Sua formação envolve outras áreas como: Máster em Tecnologia Educacional, Especialista em Criatividade, pós-graduada em Administração e Marketing e Graduada em Relações Públicas. Pesquisadora sobre o estudo do corpo no ambiente corporativo. Autora do livro O Corpo como posicionamento da marca na comunicação empresarial da editora Annablume e coautora do livro: Ensaios sobre Comunicação com Empregados, publicado pela editora Inhouse.

MERCADO DE TRABALHO

Atuando tanto na área pública como no setor privado. Pode trabalhar em atividades estratégicas nos mais diferentes tipos de organização, como gestor ou diretor de comunicação ou de marca, em agências de comunicação, de relações públicas, de pesquisa e marketing. É possível atuar, também, em atividades funcionais (eventos, assessoria de imprensa, mídias sociais, gestão e prevenção de crises, sustentabilidade), na comunicação dirigida para sucessão empresarial, em recursos humanos e na área governamental.

A FAAP É A GENTE

Veja o que dizem nossos alunos, ex-alunos e profissionais de destaque no mercado.

UM CURSO INTERNACIONAL

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA), Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).

A FAAP fala com você

É importante ter bastante informação na hora de escolher uma faculdade. Por isso, estamos sempre disponíveis
para esclarecer suas dúvidas.